Encontro de Saúde Bucal 1 - 600 x 450
Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reuniu, nessa segunda-feira, 21 de novembro, gestores municipais, coordenadores de saúde bucal, cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia de todo o Estado no Primeiro Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado, realizado no Auditório Carlos Viana, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em Goiânia.

O objetivo do encontro foi apresentar o panorama da saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e, para isso, debateu temas sobre gestão, assistência, ensino e pesquisa, fluoretação da água, câncer de boca e farmacologia. Os assuntos foram abordados em palestras que ocorreram ontem, durante todo o dia.

Encontro Saúde Bucal 1

Entre os convidados, o coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde (MS), Wellington Mendes Carvalho, especialista em políticas públicas e gestão em saúde abordou o panorama nacional de saúde bucal.

Encontro Saúde Bucal 5

O presidente do CRO-GO, Renerson Gomes dos Santos, reforçou que o encontro serviu para dar respaldo aos coordenadores de saúde bucal que atuam no Estado. “Juntamos, nesse encontro, os poderes estadual e federal para dar força aos municípios. O Conselho preza pelo melhor atendimento à população.”


Encontro Saúde Bucal 4

O gerente de Atenção Secundária da SES-GO, Fabrício Pereira Montes, também um dos palestrantes, abordou a importância do debate para fortalecimento e qualificação da assistência em saúde bucal. “Fizemos aqui uma educação continuada, com atualização para os nossos coordenadores, para que eles prestem um atendimento ainda melhor em todas as unidades.”

O Dr. Leandro Brambilla Martorell, da Faculdade de Odontologia/Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), falou sobre Fluoretação da Água. Já o Dr. Diego Antônio Costa Arantes, do Centro Goiano de Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia - CGDB-UFG, ministrou a palestra “Câncer de boca: triagem e diagnóstico.”

No período vespertino, o Dr. Luciano Augusto de Jesus, da Saúde Bucal Especializada GERAS/SAIS/SES-GO, abordou o tema Farmacologia em Odontologia. Em seguida, a Dra. Maria de Fátima de Oliveira, coordenadora de Saúde Bucal Especializada GERAS/SAIS/SES-GO, juntamente com o Dr. Fabrício Pereira Montes, apresentaram o tema “Fluxo da Odontologia Especializada em Goiás”.

Para finalizar a rodada de palestras, o presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, falou sobre o papel do CROGO na saúde pública do Estado de Goiás.

Encontro Saúde Bucal 6


O encontro foi também uma oportunidade de reunir experiências e ideias para composição de um plano estratégico estadual para ampliar o serviço de qualidade de odontologia com acesso facilitado. Uma das propostas é oferecer assistência na saúde bucal na rede de Policlínicas, que atualmente conta com seis unidades para atendimento nas cinco macrorregiões de saúde do Estado.


Encontro Saúde Bucal 2


Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Com informações da ASCOM  SES-GO
Em 22.11.2022