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Da esquerda para a direita: co-orientador Prof. Dr. Shahrokh Esfandiari (McGill University, Canada);
pesquisador  Dr.Túlio Eduardo Nogueira e Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Leles (orientador).

A Universidade Federal de Goiás (UFG) comemora a premiação e menções honrosas recebidas no Prêmio Capes de Tese - Edição 2019, na última sexta-feira, 6 de setembro de 2019. O Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFG recebeu o prêmio de melhor tese na área com o estudo de Túlio Eduardo Nogueira, orientado pelo professor Cláudio Rodrigues Leles (FO/UFG) e co-orientado por Shahrokh Esfandiari (McGill University - Canadá).
Neste ano, o Prêmio Capes teve recorde de inscrições, com 1140 candidaturas. Ao todo, foram premiadas uma tese de cada uma das 49 áreas de avaliação e outros 93 trabalhos foram agraciados com menções honrosas.

A tese, cujo tema é “Overdenture mandibular retida por implante unitário como alternativa à prótese total convencional: estudo prospectivo, revisão sistemática, estudo qualitativo, ensaios clínicos randomizados e análise de custo-efetividade”, foi desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante (NPPI), FO/UFG.

O pesquisador Dr. Túlio Eduardo Nogueira explica que a pesquisa tem foco na melhoria da satisfação e qualidade de vida do indivíduo que tem dificuldade de utilizar a prótese total (dentadura) inferior, a qual, em geral, não tem firmeza e/ou estabilidade suficientes e limita a fala, mastigação e autoestima. “A proposta de tratamento estudada é uma alternativa simplificada de melhorar a situação, utilizando um único implante (na literatura científica, recomenda-se o uso de pelo menos dois), esclarece.

Ainda segundo o Dr. Túlio Eduardo, um dos objetivos de toda esta linha de pesquisa, que envolveu também análise econômica, é apresentar estas informações aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam considerar a inclusão desta alternativa na lista de procedimentos cobertos pelo sistema público.

Formação
O pesquisador realizou toda a sua formação na UFG (graduação, mestrado e doutorado) e, atualmente, é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG. Foi bolsista FAPEG durante o doutorado; realizou intercâmbio por um ano no Canadá (doutorado sanduíche na McGill University, bolsa PNPD CAPES) e algumas das pesquisas que compõem a tese tiveram financiamento do CNPq. “Sem este fomento financeiro, com certeza, seria inviável a dedicação de tempo integral que tive durante o período de doutorado e também a realização das pesquisas.”

Durante o doutorado, o pesquisador e o seu orientador realizaram pesquisas clínicas, nas quais ofertaram este tratamento para mais de 110 pacientes, sem qualquer custo, visto que as pesquisas eram financiadas. “Com um implante para estabilizar a prótese (o que a transforma em uma overdenture), observamos um tratamento mais simples e de menor custo em comparação ao uso de dois implantes, se tornando assim mais acessível”, concluiu.

A tese resultou em sete artigos científicos, sendo seis já publicados em revistas de grande impacto científico. Seguem os links:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30387869

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27814749

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28805255

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29663516

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30006117

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30520155

Além do Prêmio Capes na área de Odontologia, quatro teses defendidas na UFG receberam menção honrosa. Confira a lista:

- Lilian Patrícia Sales Macedo. Orientador: Rafael Dias Loyola. Área: Ecologia e Evolução;
- Renata Ramos da Silva Carvalho. Orientador: Nelson Cardoso Amaral. Área: Educação;
- Renato Ivan de Ávila Marcelino. Orientadora: Marize Campos Valadares. Área: Ciências da Saúde;
- Igor Pereira da Silva. Orientador: Boniek Gontijo Vaz. Área: Química.

Prêmio Capes
A premiação, criada em 2005, contempla as mais relevantes teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação stricto sensu em cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.


Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO, com informações do site www.ufg.br 
Em 10.09.19