Prêmio CFO - Municípios vencedores Goiás - 600 x 450


As cidades de Aragoiânia, Hidrolândia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia são as vencedoras da etapa estadual de Goiás do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Os municípios se destacaram por suas políticas públicas voltadas à saúde bucal em 2018. Nesta edição, o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) recebeu seis inscrições, um número pequeno frente aos 246 municípios existentes neste estado da Federação.

Aragoiânia, venceu na categoria até 20.000 habitantes; Hidrolândia de 20.001 a 50.000; de 50.001 a 100.000 – não houve municípios participantes; Senador Canedo de 100.001 a 500.000; e Aparecida de Goiânia, acima de 500.000. O resultado foi encaminhado pela Comissão Julgadora do CROGO ao Conselho Federal de Odontologia (CFO). As ganhadoras concorrem, a partir de agora, com municípios de todo o país.

O presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, fez constar que este Prêmio é de suma importância, pois as políticas públicas de saúde existem para manter o compromisso de qualificação da atenção básica, garantindo qualidade e resolutividade; assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal; utilizar a epidemiologia, buscando ações que sejam precedidas de um diagnóstico das condições de saúde-doença das populações, através da abordagem familiar e das relações que se estabelecem no território onde se desenvolve a prática de saúde; centrar a atuação na Vigilância à Saúde; incorporar a Saúde da Família como uma importante estratégia na reorganização da atenção básica; dentre outros pressupostos basilares que estão intrínsecos no artigo 196 e seguintes da Constituição Federal de 1988.

As vencedoras foram selecionadas de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Premiação
Conforme artigo 7º, § 1º, da Resolução CFO-205/2019, os primeiros colocados de cada categoria receberão uma cadeira odontológica com dois mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctora para coleta de dejetos por meio da cuspideira/sugadores, refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

Neste ano, todos os seis municípios participantes da etapa do estado de Goiás serão homenageados em cerimônia a ser realizada até o final do ano, no auditório da sede do CROGO.


Texto redigido pela superintendente do CROGO, Ana Cristina Fernandes Sá
Revisado pela Assessora de Imprensa, Lucielle Bernardes
Em 19.09.19
Lucielle Bernardes