Prêmio Ap. Goiânia 20 - 600 x 450
Entrega do Certificado ao secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães (no meio,
segurando o documento)

O CROGO, através de seu presidente, Dr. Renerson Gomes dos Santos, juntamente com a presidente da Comissão Estadual dos Coordenadores de Saúde Bucal do Conselho, Dra. Isadora Morais Rodrigues, entregou, na semana passada, certificados aos municípios de Aparecida de Goiânia e de Senador Canedo por terem participado do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019.

Os referidos municípios também foram classificados dentro de suas respectivas categorias na etapa estadual com a melhor pontuação. Senador Canedo obteve 78 pontos na categoria ‘municípios com população entre 100.001 a 500.00 habitantes, enquanto Aparecida de Goiânia conquistou 48 pontos na categoria ‘municípios com mais de 500.000 habitantes’.

Prêmio Ap. Goiânia 6 - 600 x 450

Prêmio Sen. Canedo 4

Prêmio Sen. Canedo 2 - 600 x 450
Representantes de Senador Canedo recebem o Certificado

O município de Hidrolândia também participou do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 para a categoria ‘município com população entre 20.001 a 50.000 habitantes’, obtendo 41 pontos. Em relação aos municípios com população de até 20.000 habitantes, o mais apto na avaliação da Comissão Estadual dos Coordenadores de Saúde Bucal do CROGO foi Aragoiânia, com 49 pontos. Não houve inscritos para a categoria ‘municípios com população entre 50.001 a 100.000’.

Neste ano, pela primeira vez, municípios com até 20 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul concorreram entre si para premiação de cadeiras odontológicas com equipo por meio do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. As novas categorias populacionais ganharam destaque como forma de priorizar o atendimento de qualidade nas regiões mais carentes e com acesso limitado à saúde bucal.

Nove grupos concorreram em 2019: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

A primeira colocação das categorias receberá uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

Sobre o prêmio
O prêmio foi instituído há 14 anos pelo CFO para homenagear, anualmente, os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

Em 2018, o prêmio foi reformulado por meio da Resolução CFO 191/2018 e passou a se denominar “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no último trimestre e busca ampliar, ainda mais, o número de municípios participantes.

(Com informações da Ascom CFO)

Em 14.10.19