janeiro-branco 2 - 600 x 450

Neste mês de janeiro, o CFO, com o apoio dos Conselhos Regionais, fortalece a Campanha Mundial de Conscientização à Saúde Mental – Janeiro Branco. O objetivo é evidenciar a importância de debater e difundir o conceito de saúde mental na vida das pessoas, como forma de prevenção ao adoecimento emocional. Nesta edição, a campanha aborda como tema central justamente a necessidade do diálogo: “precisamos falar sobre saúde mental”.

Os Conselhos de Odontologia são aliados à campanha mundial e corroboram com o conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. O CFO entende que a saúde é integral, por isso a necessidade do olhar inclusivo e do cuidado coletivo, tendo em vista que ansiedade, depressão, surtos e tentativas de suicídio estão entre as principais doenças desencadeadas pela não prevenção da saúde mental no Brasil, segundo dados da OMS.

Nesse contexto, a OMS também revela que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, o que corresponde a 12 milhões de pessoas; a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões de pessoas). Infelizmente, os dados demonstram que o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países mais ansiosos do mundo. O suicídio é a terceira maior causa de morte externa no Brasil.

A Campanha Janeiro Branco chega a sua 7ª edição. Nascida em Uberlândia, o mês de ações voltadas para o cuidado com a saúde mental já atingiu países de pelo menos quatro continentes: América, África, Europa e Ásia. Neste período, a campanha convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, o sentido e o propósito, bem como a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

O mês de Janeiro foi escolhido pelo fato de as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos a cada ano-novo, então o primeiro mês é o marco inicial. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser a junção de todas as cores, remetendo à ideia de que o indivíduo, para ter Saúde Mental, precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida. Além da junção das cores, o branco é a cor sobre a qual podemos jogar outras cores e colorir à nossa maneira, remetendo à ideia de que é possível “pintar” a vida de forma diferente. “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida”.

(Com informações da Ascom CFO)
Em 09.01.2020