Caia de boca no Carnaval - 600 x 450

Você está vivo! Você pode e deve se divertir. Mas atenção: cuidado com aquelas boquinhas que cheiram a menta. Afinal, é como dizem por aí: quem vê cara não vê coração. E para cirurgião-dentista, quem vê cara não vê boca. Lábios e dentes dizem muita coisa e dão sinais sobre o estado da saúde bucal da pessoa. Então, para facilitar os dias de Carnaval, principalmente para os solteiros, o CROGO, com a ajuda da cirurgiã-dentista Dra. Karyne Magalhães, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), listou algumas dicas que podem ajudar. Confira:

Dra. Karyne Magalhães - ABHA
Dra. Karyne Magalhães é vice-presidente da ABHA

Lábios


Eles não precisam nem ser sedutores. Basta estar bem hidratado e sem nenhuma lesão para que o convite ao beijo aconteça. Mas você já viu aqueles lábios que descamam ou que se trincam? Essa descamação pode ser suficiente para alimentar um batalhão de bactérias. E esses microrganismos podem se transformar em mau hálito, cáseo amigdaliano (massinha mal cheirosa que saem das amígdalas) e até gengivite. Já lábios rachados, ao ponto de sangramento, são piores ainda. Porque, além de favorecer tudo que já foi citado, ainda possibilita a transmissão de doenças contagiosas.

Você já viu também aquelas bocas que têm o cantinho avermelhado, tipo irritado? “Cuidado! Isso, na maioria das vezes, é doença fúngica. E mais grave que isso são aquelas bolhinhas de água, que o pessoal costuma chamar de cobreiro”, alerta a Dra. Karyne Magalhães. “Na verdade, o nome disso é herpes”, explica.

Dentes

A comemoração durante o dia ou o ambiente está bem iluminado? Então, faça o paquera sorrir. Você deve observar bem os dentes. Procure tártaro, aquele amarelado ou esbranquiçado que se deposita sobre e entre os dentes e impossibilita o uso do fio dental de tão fechado que o espaço fica. O tártaro leva a doenças como gengivite ou periodontite (doença mais severa da gengiva). Também causa sangramento e mau hálito.

Observe também se o dente da pessoa tem cárie. Mas cárie não é transmissível? Não! “Na verdade, transmitimos a bactéria, mas não a doença. Sendo assim, se você beijar alguém que tem cárie, você só vai aumentar a população bacteriana do seu corpo”, esclarece. Nesse caso, bactéria mata? Não! Segundo a Dra. Karyne Magalhães, nunca viu nenhum estudo que associe a bactéria da cárie com a morte. No máximo, o hálito também poderá estar alterado.

E tudo leva ao mau hálito? “Bem, o mau hálito não é doença, no entanto, participa de quase todos os acontecimentos que ocorrem dentro da boca. Tudo é festa para as bactérias. Talvez elas se divirtam muito mais que a gente (risos)”, ironiza.

Língua

Que cor está a sua língua? E a do crush? “Mais fácil que observar lábios é observar a língua”, afirma Karyne Magalhães. Cantando, gritando, rindo, gargalhando, tirando foto ou brincando... Dá pra ver pelo menos a metade dela. “E se da metade da língua para frente está suja, imagina lá atrás, perto da garganta. Não quero nem pensar. A língua é o ‘tapete’ da nossa boca. Só que nesse caso, ninguém ‘varre a sujeira’ pra baixo. Ela fica por cima mesmo”, diz . De acordo com a vice-presidente da ABHA, essa sujeira adora um "caldinho" viscoso da saliva. Um prato cheio para o quê? “Claro: o maldito mau hálito. Então, capricha pra sua saliva não ficar muito viscosa”, recomenda.

Está difícil?

Vamos facilitar. A cirurgiã-dentista dá mais dicas para você cuidar pelo menos da sua boca, já que não dá muito para controlar a saúde bucal do outro, não é mesmo?

- Beba água, muita água! Pelo menos 2,7 litros ao dia. Se você está com sede, isso é sinal de que você já está desidratando e, provavelmente, com a boca bem seca. Água é vida e saliva é água.

- Capriche no uso da escova de dente. Use creme dental sem lauril sulfato de sódio, fita dental, limpador de língua e hidrante labial. Boca limpinha merece bons beijos.

- Faça alimentações ricas em verduras, legumes e frutas. Isso ajuda a limpar a boca e a manter um bom hálito.

- Quando ingerir bebidas alcoólicas, reveze com água. Assim, você não desidrata.

- Se der tempo, faça uma profilaxia dental (limpeza) antes do Carnaval. Dica de ouro!

- Já tomou vacinas? Saiba que existe vacina para hepatite, HPV, entre outras.

- Não use batom da amiguinha. Só o seu.

- Durma bem. O máximo que puder. Deixe seu organismo descansar.

- Sexo só com camisinha. Lembre-se que tem de vários sabores. Aproveite para introduzir géis comestíveis na brincadeira. Isso te ajuda a salivar mais.

Essas dicas não garantem que você vai passar imune a este Carnaval. Mas se você fizer a sua parte, tenha a certeza de que os poucos dias de festas dificilmente irão atrapalhar os outros dias do seu ano. “Então, fica combinado: sejamos muito felizes, tenhamos muita saliva para beijar, proteger a nossa saúde bucal e desfrutar de bons momentos durante o sexo oral. Vai por mim, saliva é vida (risos). Afinal, a saliva no Carnaval não é ‘bandida’. Ela é ‘mocinha’, desde que a boca seja saudável!”, conclui Karyne.
 

Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 19.02.2020