CFO Medalha em Minas Gerais - 600 x 450
Da esq. para a dir.: Raphael Castro Mota (presidente do CRO), Elza Maria de Araújo
(homenageada de Minas Gerais) e Tessa Botelho (vice-presidente do CFO)


O CFO entregou, nessa quinta-feira, dia 20 de maio, no CRO-MG, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional à cirurgiã-dentista Elza Maria de Araújo, pela relevância do trabalho desenvolvido no plano do desempenho social, político e nos serviços – categoria B. A homenageada é a única mulher a receber a honraria nesta edição, após criteriosa análise curricular, avaliação de documentação e pontuação, realizada pela Comissão permanente da Autarquia nesta Gestão 2018/2021.

Segundo a vice-presidente do CFO, Tessa Botelho, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional é uma devolutiva à sociedade e aos inscritos acerca do reconhecimento público daqueles que contribuíram com o engrandecimento da Odontologia no Brasil. “Entregar essa honraria é uma oportunidade de muito orgulho para uma mulher que possui um marco histórico na Odontologia e me antecedeu na Vice-Presidência da Autarquia. Esse momento é muito significativo para Minas e para as mulheres da Odontologia Brasileira”, afirmou.

O presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota, evidenciou a importância social da honraria dentre os homenageados. “Minas Gerais está muito bem representada nesta honraria por sua contribuição histórica no trabalho do Sistema Conselhos de Odontologia e à saúde coletiva nacional e também por ser a única mulher dentre os homenageados. Suas histórias são diversas e marcam grandes conquistas da Odontologia mineira e nacional. Sem dúvidas, hoje é um dia muito especial para o estado”, afirma.

A homenageada Elza Maria de Araújo agradeceu pela indicação do nome feita pelo CRO-MG que resultou na premiação: “Essa homenagem me tocou profundamente, pois passa um filme na cabeça sobre toda a trajetória profissional, lutas e vitórias. E essa é mais uma vitória. Desejo uma Odontologia digna e a preponderância da ética em nosso exercício profissional. Estou muito alegre ao receber uma medalha desse nível, felicidade que se estende à minha família também. Agradeço de coração a todos que trabalharam e colaboraram com este momento”.

Cirurgiã-dentista Elza Maria de Araújo

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1975, é especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela PUCMinas, em Odontologia Legal pelo CFO, Periodontia pela UFMG e, Doutora em Saúde Coletiva pela FOUFMG. 1ª Presidente da Comissão de Ética da UFMG (CE/UFMG) 2000/2011. Foi vice-presidente do Banco de Dentes da FO/UFMG 2007/2011, experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal, nas áreas de atuação: bioética, legislação, ética, mundo do trabalho, identificação em odontologia legal, pericias e ensino. Atua em consultório particular desde 1975 como clínico geral. No Sistema Conselhos, também foi conselheira suplente do CRO-MG (1992-1994), conselheira efetiva do CFO (1994-1998) e conselheira efetiva e vice-presidente do CFO (1998-2000).



(Fonte: ASCOM CFO/Com informações de Flávia Rodrigues Elias Nunes, Ascom CRO-MG)
Em 21.05.2021