Reunião do Fórum 1 - 600 x 450

Representantes do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS) se reuniram, na última sexta-feira, dia 8 de novembro, no Auditório do CROGO, para tratar da Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC), que resultou no Acórdão TCU1925/2019. A FOC foi uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos 28 conselhos federais e nos 531 regionais entre 23/03/2017 a 15/05/2018.

A Fiscalização de Orientação Centralizada avaliou os controles, as receitas, a regularidade das despesas com verbas indenizatórias e as transferências de recursos para terceiros. Avaliou também as atividades finalísticas dos Conselhos de Fiscalização Profissional.

A reunião entre os representantes do FCRAS teve a intenção de esclarecer os principais impactos do Acórdão do TCU aos gestores das autarquias federais. Durante o encontro, foram apresentados conceitos e conclusões do TCU sobre as atividades finalísticas, controle de gestão, receitas, despesas, verbas indenizatórias referentes aos Conselhos Profissionais, bem como as propostas de encaminhamentos.

Participaram do encontro representantes do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO), Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), Conselho Regional de Nutrinicionistas – 1ª Região (CRN/1), Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região (CREFONO - 5), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (CREFITO 11), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) e Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO).

Em 11.11.19