O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 25 de novembro, a liberação de mais R$ 36,6 milhões para aquisição de cadeiras odontológicas e outros equipamentos para ampliar o atendimento das equipes de Saúde Bucal. Recurso será destinado para compra de equipamentos em 841 municípios e expectativa é de que consiga atender mais de 7 milhões de pessoas.

A verba, destinada a municípios que implantaram entre 2009 e 2019 novas equipes do programa do SUS de Saúde Bucal, atende uma solicitação feita pelo CFO em audiência com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, o CFO destacou a importância de expansão do atendimento odontológico de qualidade à população, com foco na valorização do cirurgião-dentista e na ampliação do financiamento à saúde bucal pública em redes de atenção primária.

Para o presidente do CFO, Juliano do Vale, “é importante ressaltar que, com esses equipamentos, o cidadão brasileiro terá atendimento com maior qualidade da sua saúde bucal. Além disso, demonstra o compromisso com a categoria, melhorando as condições de trabalho do cirurgião-dentista brasileiro no interior do país.”

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são 27.283 equipes de Saúde Bucal presentes em 5.029 municípios brasileiros. Compostas por cirurgião-dentista e técnico ou auxiliar em saúde bucal, as equipes atendem, em média, 3.450 pessoas.

Confira abaixo, na íntegra, as propostas entregues pelo CFO:

Ofício 153 CFO 1

Ofício 153 CFO 2

Com informações da Ascom CFO
Em 27.11.19