Dia do Trabalhador 2021 -600 x 450

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, os desafios pandêmicos à preservação da vida abrem espaço para a conscientização mundial acerca da importância dos profissionais de Odontologia no combate à Covid-19. O ano pandêmico trouxe à tona a relevância dos cuidados com a saúde bucal, tendo em vista que a boca é a principal porta de entrada de microrganismos que podem causar diversos tipos de doenças, em especial pulmonares e cardíacas. Além de ser grande a replicação do vírus em glândulas salivares, língua e saliva.

Muito além da atuação preventiva, os trabalhadores da Odontologia tornaram-se indispensáveis enquanto equipe multiprofissional também na recuperação de pacientes intubados em Unidades de Terapia Intensiva por causa da Covid-19. O cuidado da Odontologia está voltado para evitar, inclusive, o agravamento de lesões por infecção gerada devido à internação prolongada. O cirurgião-dentista também é responsável por realizar a instalação de próteses bucais para diminuição de traumas por mordedura no tubo da intubação orotraqueal durante os momentos de desmame da sedação ou de agitação.

O cuidado com a vida de pacientes internados ganhou repercussão nos principais portais de notícias, capas de jornais e telejornais do Brasil durante todo o ano pandêmico. A importância da assistência odontológica no contexto de Covid-19 ganhou evidência também por contribuir com a diminuição de 60% das pneumonias em ambiente hospitalar. Na prática, essas pneumonias representam agravo grande ao paciente e até o óbito.
A cada dia, esses trabalhadores se superam na capacidade de renovar forças e seguem se desdobrando para salvar vidas. Com coragem e resistência, os profissionais de Odontologia caminham de braços dados e cabeça erguida, guiados pelo senso do dever. Mesmo correndo risco, eles estão sempre dispostos, pois sabem que outras vidas dependeram e ainda dependem desse olhar de enfrentamento na prática odontológica.

Em única voz, o Sistema Conselhos de Odontologia presta homenagem aos trabalhadores da Odontologia, que não pararam um minuto nesta pandemia. Coragem, resistência e superação!



(Fonte: ASCOM CFO)
 Em 01/05/2021