Reunião pref. Goiânia  - 600 x 450

O presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, se reuniu, na manhã de ontem, quinta-feira, 6 de maio, com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, para tratar sobre o reconhecimento das atividades odontológicas como atividade essencial e serviço de saúde, o que não tem ocorrido nos últimos Decretos da Prefeitura de Goiânia.

Segundo o presidente Renerson, reconhecer a Odontologia como atividade essencial e serviço de saúde é a confirmação da importância dos cuidados com a Saúde Bucal para a saúde sistêmica de cada pessoa, não excluindo os procedimentos eletivos, que impedem o agravamento de problemas bucais e evitam que se transformem em casos mais complexos de urgência e emergência; bem como a consideração da relevante participação dessa profissão nas ações de apoio ao combate da Covid-19.

“Nosso pedido é no sentido de resguardar a continuidade do funcionamento das atividades odontológicas durante a pandemia, sem a restrição de horários, conforme está estabelecido nos decretos para as atividades essenciais e os serviços de saúde, considerando, ainda, o preparo dos profissionais da Odontologia para promover um atendimento seguro, no que se refere às muitas medidas de biossegurança já inerentes à atividade odontológica tradicional e que, com a pandemia, foram reforçadas, com a adoção de novos protocolos e ainda mais equipamentos de proteção individual (EPIs), de modo a garantir o atendimento às necessidades inadiáveis e imprevisíveis da população”, explicou o presidente Renerson.

Durante a reunião, ficou acordado que a Prefeitura de Goiânia reconhecerá a Odontologia como atividade essencial e como serviço de saúde.

Reunião pref. Goiânia  - 450 x 600

Da esq. para a dir.: prefeito Rogério Cruz; presidente do CROGO, Renerson
Gomes;deputado estadual Virmondes 
Cruvinel; e procurador jurídico do CROGO,
Getúlio Faria.



Vacinação para estagiários e acadêmicos de Odontologia

Na audiência, o CROGO também solicitou ao chefe do Executivo municipal e ao secretário de Saúde a vacinação prioritária contra a Covid-19 aos estudantes e estagiários de Odontologia, considerando as orientações técnicas complementares de vacinação repassada pelo Ministério da Saúde a todas as Coordenações Estaduais de Imunizações.

O presidente do CROGO lembrou que o Ministério da Saúde considerou os acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratório como trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha e enfatizou que a priorização da vacinação dessa categoria se justifica pelo fato dos mesmos já desenvolverem atendimentos odontológicos nas disciplinas práticas ou nos estágios supervisionados, estando igualmente sujeitos à alta exposição e ao elevado risco de contaminação pelo coronavírus, devido aos procedimentos realizados que envolvem contato direto com a saliva do paciente e a geração de aerossóis.

Prefeito e secretário se mostraram sensíveis à causa. Como resultado, a vacinação foi autorizada para acadêmicos de Odontologia e estagiários, desde que estejam em aplicabilidade clínica e fazendo estágios.


Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
 Em 07/05/2021