Nota de Repúdio  ASBs - 600 X 450

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), autarquia pública federal, criada pela LEI 4.324, DE 14/04/1964, e que tem por competência legal, fiscalizar os profissionais da Odontologia inscritos (CD, TPD, TSB, ASB E APD), em defesa da sociedade, vem manifestar, através desta nota, indignação e repúdio ao vídeo publicado no perfil de Instagram @karenkardasha, no dia 22 de abril, que vincula os auxiliares em saúde bucal (ASB) a outra categoria que não é da área da saúde e os desqualificam enquanto profissionais da saúde de fundamental relevância.

Ressaltamos que:

• A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é regulamentada pela Lei Federal 11.889, de 24/12/2008. O Art. 3º desta lei determina que o Auxiliar em Saúde Bucal é OBRIGADO a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdição exerça suas atividades.
• Para dar entrada ao processo de inscrição no CRO como ASB, o profissional deve ter concluído o ensino fundamental e realizado curso específico em uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).
• Durante o curso específico para formação de ASB, o aluno deve realizar estágio obrigatório, com carga horária definida pelo MEC.
• Por ser uma categoria regulamentada, possui direitos e obrigações no exercício de sua profissão e responde pelos seus atos, nas esferas Administrativa (CRO), Civil e Criminal (Poder Judiciário).

A atuação do ASB é imprescindível junto ao cirurgião-dentista, antes, durante e após cada procedimento, uma vez que, dentre as competências do ASB, está a preparação do paciente para o atendimento. Neste contexto, vale destacar que o paciente é atendido sem máscara, assim, especialmente nesta época de pandemia, o ASB está mais exposto aos aerossóis, correndo o risco de se contaminar com a COVID 19 e outros vírus.

Portanto, a profissão de ASB é de grande relevância para a saúde da população e merece todo o respeito por parte da sociedade em geral.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE GOIÁS (CROGO)
Em 07/05/2021