15 de maio - Dia Nacional do Controle de Infecção 1 - 600 X 450

No dia 15 de maio, celebramos o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares que, em 2022, dedica-se ao trabalho de conscientização para a realização de cirurgias seguras, tendo como princípio a prevenção de infecções de sítio cirúrgico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), promove a Campanha Nacional: “Cirurgias Seguras: prevenção de infecções de sítio cirúrgico” para conscientizar gestores e profissionais da saúde, assim como toda a população da importância de implementar ações de prevenção e controle das infecções cirúrgicas, principalmente neste ano de retomada das cirurgias represadas durante a pandemia da Covid-19.

Com a alta demanda para o retorno dos procedimentos cirúrgicos, precisamos relembrar todos os passos que garantem uma cirurgia mais segura, entre eles, como devemos agir para que não ocorram infecções associadas a esses procedimentos.


Vale lembrar que o termo infecções hospitalares foi substituído por infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS) por definir infecções adquiridas durante o processo de cuidado em um hospital ou outra unidade prestadora de assistência a saúde. A origem das infecções pode acontecer a partir da interação com os profissionais de saúde, como internação, cirurgias, procedimentos feitos em ambulatório, cuidados domiciliares, podendo manifestar-se inclusive após a alta. Também incluem infecções adquiridas pelos profissionais de saúde.


A Dra. Camila Fonseca Alvarenga, presidente da Comissão de Biossegurança do CROGO, disponibilizará, a partir do mês de junho próximo, horários de consultoria nas primeiras segundas-feiras de todo mês. Entre em contato com o CROGO, através do telefone (62) 4006-7500, e aproveite esta oportunidade para alinhar o andamento de suas medidas de controle das IRAS!


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA COMPLETA DA ANVISA COM AS INFORMAÇÕES DA CAMPANHA




Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 13.05.2022