29 de Setembro - Dia do Coração - 600 x 450

No dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração, o Sistema Conselhos, com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares, salienta a relação entre a saúde bucal e as doenças do coração como fator de alerta à população.

Um estudo realizado em 2019 pelo Instituto do Coração (Incor) aponta que a falta de tratamento dentário adequado pode ter consequências sérias que colocam a vida do paciente em risco. Cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas do coração têm origem dentária.

Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o coração, está ligado à boca pela corrente sanguínea, por isso, quando uma doença periodontal (doenças inflamatórias que acabam afetando os tecidos de suporte e de sustentação dos dentes) ou cárie se instalam, os microrganismos responsáveis por essa condição se espalham e podem configurar uma porta aberta para que patologias sistêmicas se desenvolvam. Destas, a aterosclerose é a mais proeminente e é a principal causa de doenças cardiovasculares (DCV). Há também a endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração, e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os principais sintomas das doenças periodontais são sangramento ao escovar e usar o fio dental, retração, inchaço e vermelhidão gengival. Quando algum desses sinais é observado, é muito importante consultar um cirurgião-dentista, fundamental para o diagnóstico e o tratamento adequados.

O Sistema Conselhos reforça a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de visitar um cirurgião-dentista regularmente e manter uma boa rotina de higienização bucal para evitar que doenças comprometam seu coração. Confira:

• Usar fio dental regularmente;
• Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, por no mínimo dois minutos;
• Segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus;
• Escovar os dentes delicadamente em movimentos circulares.

Fonte: ASCOM CFO
Em 28.09.2022