Exame de Proeficiência em Odontologia - 600 x 450

O projeto piloto foi desenvolvido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná, juntamente com a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), e está sendo executado no estado do Paraná, com previsão da aplicação das primeiras provas, em novembro de 2023.

A Diretoria do CROGO defende essa ação como uma forma de se ter um olhar mais atento à formação dos profissionais e a maneira mais eficiente de se garantir a oferta de uma Odontologia de qualidade para a sociedade.

O presidente do CROGO, Dr. Renerson Gomes dos Santos, enfatizou que é evidente que a quantidade está se sobrepondo à qualidade na Odontologia e, uma vez que o Sistema Conselho não tem a competência para coibir a abertura de novos cursos, viu-se na obrigação de fomentar a melhoria da qualidade na formação do novo profissional.

Em acréscimo, a secretária do CROGO, Dra. Francine Moreira, ressaltou que, ainda que a entidade não tenha a prerrogativa de reconhecer ou impedir novos cursos, sente-se no dever de promover melhorias na qualidade na formação do novo profissional e já abriu o diálogo e solicitou o respaldo do setor acadêmico de Goiás, convidando os professores, coordenadores de curso de Odontologia e entidades de ensino para enriquecerem o debate sobre o tema “Exame de Proficiência é um instrumento para a melhoria do ensino oferecido aos futuros profissionais, evidenciando a importância da excelência científica.”

Entenda melhor o que seria o Exame de Proficiência em Odontologia:

1 – Qual o objetivo ?
Avaliar o perfil do egresso para o exercício da Odontologia.
Todos formandos em Odontologia seriam direcionados ao exame de proficiência, que permitirá avaliar as competências e habilidades adquiridas para o exercício profissional da Odontologia.

2 – O que seria o exame?
Consiste em uma prova com questões objetivas a serem elaboradas por professores de Odontologia, após capacitação com a ABENO, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

3 – Qual consequência do resultado adquirido no exame de proficiência?
Os profissionais aprovados dentro dos critérios estabelecidos receberão “Certificação de Mérito Odontológico”, a ser emitido pelo Conselho Profissional, a qual servirá como diferencial nas avaliações curriculares e em provas de títulos de concursos públicos do estado, conforme parceria e acordo a ser realizado com os órgãos públicos.
O exame de proficiência poderá auxiliar ainda a sociedade na avaliação e seleção do profissional, no início do tratamento odontológico.
O CROGO sugere também que o título de Cirurgião-Dentista seja conferido somente aos profissionais que possua a Certificação conferida pelo exame de proficiência, ficando os demais nomeados somente como Odontólogos.

4 – Principais características propostas para o exame:
- Sem custo para os participantes;
- Divulgação estratificada do resultado de cada egresso participante;
- Compromisso com a privacidade e sigilo dos resultados;
- Inscrição individual pelo egresso.

5 – Do que depende a implantação do exame de proficiência em Goiás?
O projeto piloto está sendo executado no Paraná e, após autorização do Sistema Conselhos, o mesmo será expandido e implantado nos demais estados, iniciando com a adesão das instituições de ensino superior ao projeto.

Em 06.04.2023