Medalha Odontológica CRO-RN - 600 x 450
Da esq. para a dir.: Gláucio de Morais e Silva (presidente do CRO-RN), Samir Najjar
(coordenador da Comissão da Medalha de Honra ao Mérito do CFO), Antônio de Lisboa Lopes
(homenageado do RN) e Eimar Lopes (Ex-presidente do CRO-RN)

O CFO entregou nessa quinta-feira, dia 27 de maio, no CRO-RN, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional ao cirurgião-dentista Antônio de Lisboa Lopes Costa. A honraria corresponde ao trabalho de excelência desenvolvido nos campos da ciência – ensino e pesquisa – à relevância da Odontologia nacional, na categoria A.

Segundo o coordenador da Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional do CFO, Samir Najjar, o ato de entrega celebra a conclusão do trabalho realizado pelos membros da pasta: João Batista Figueiredo (conselheiro federal) e dos cirurgiões-dentistas Nasser Hussein Fares e Zilda Fagundes Lima Oliveira. “É um grande orgulho entregar essa honraria merecidamente justa pelo trabalho e empenho à Odontologia brasileira. Foram mais de 100 currículos de renome nacional que participaram de um crivo sério e árduo de avaliação documental para pontuação necessária nesta edição. O melhor do Sistema Conselhos de Odontologia são os laços de amizade construídos ao longo do caminho, como esse momento”, destacou.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, afirmou que a Odontologia do Rio Grande do Norte está em festa com essa honraria tão concorrida em todo o Brasil: “A categoria do estado foi agraciada com essa importante medalha na figura do cirurgião-dentista Antônio de Lisboa Lopes Costa, conhecido e querido por todos. O professor possui uma trajetória fantástica de trabalho na área da pesquisa e ensino na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de ocupar importantes assentos ao longo da vida profissional. Parabenizo o CFO pelo criterioso processo de análise que culminou no reconhecimento de profissionais como Antônio de Lisboa Lopes Costa”.

O homenageado Antônio de Lisboa Lopes Costa afirmou que é uma honra receber a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico que possui representatividade nacional. “É com grande satisfação que represento a Odontologia neste momento por toda a contribuição destinada à valorização profissional e por tudo que ainda posso fazer em prol desse trabalho que engrandece e eleva o nome da Odontologia brasileira”.

Antônio de Lisboa Lopes Costa
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), mestre em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e Doutor em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, membro do Grupo de Pesquisa em Oncologia Oral da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e revisor de periódico da Revista Holos, além de integrar importantes comissões na área acadêmica.

(Fonte: ASCOM CFO / Com informações de Paulo Francisco, Ascom CRO-RN).
Fotos: Paulo Francisco
Em 28.05.2021