CROGO pede intervenção do MP - 600 x 450
 

Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, o CROGO pediu intervenção do Ministério Público de municípios goianos onde ainda não foi realizada a vacinação contra a COVID-19 de forma prioritária aos profissionais da Odontologia. São eles: Anápolis, Ceres, Itapuranga, Jussara, Aragarças, Luziânia, Porangatu (falta a vacinação da rede privada), Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Inhumas, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jataí.

Mesmo com a prática aprimorada de todos os protocolos de biossegurança recomendados, os profissionais da Odontologia estão sujeitos à alta exposição e ao elevado risco de contaminação pelo novo Coronavírus, devido a procedimentos realizados nos tratamentos e atendimentos eletivos, que envolvem contato direto com a saliva do paciente e a geração de aerossóis.

Empenho do CROGO
Em 28 de dezembro de 2020, o CROGO, juntamente com a ABO-GOIÁS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção Goiás) e o SOEGO (Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás), enviou ao governador do estado o Ofício nº 972/2020 – CROGO/ABO-GO/SOEGO, para solicitar que os profissionais da Odontologia fizessem parte do primeiro grupo de profissionais de saúde a serem vacinados contra a COVID-19 em Goiás.

No dia 1º de fevereiro deste ano, o CROGO expediu o Ofício nº 083/2021 a todos os secretários municipais de Saúde do estado de Goiás, enfatizando a necessidade de se permitir aos profissionais da Odontologia (cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal) que fizessem parte do grupo de profissionais de saúde a serem vacinados contra a COVID-19, de forma prioritária, em seus respectivos municípios.

Diversos municípios atenderam os pedidos e incluíram os profissionais de Odontologia no grupo prioritário de vacinação. Entre eles, estão: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mossâmedes, Sanclerlândia, Buriti de Goiás, Caldas Novas, Anicuns, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Pires do Rio, Cidade de Goiás, Gameleira de Goiás, Itumbiara, Trindade, Vianópolis, Senador Canedo, Rio Verde, Pirenópolis, Água Fria e Taquaral.



Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 19.02.2021