Dr. Carlos Estrela recebe prêmio da UFG - 600 x 450

O professor Doutor Carlos Estrela, professor titular de Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG (PPGCS/UFG), foi indicado ao Prêmio Professor Dr. Celmo Celeno Porto, destinado ao professor com a melhor produção intelectual, científica e prestação de serviço ao PPGCS/UFG, no decorrer de 2020. O prêmio é um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pelo grupo de Dr. Carlos Estrela, sob seu comando.

A entrega do Prêmio acontece na manhã desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, durante a aula inaugural do PPGCS denominada “Introdução ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde”, na Sala de Reuniões da Telemedicina da Faculdade de Medicina, onde, certamente, o professor homenageado terá sua trajetória no PPGCS apresentada e sua contribuição para a comunidade acadêmica enaltecida.

A solenidade contará com o distanciamento social necessário ao período de pandemia vivenciado atualmente, uma vez que os discentes a acompanharão de forma virtual. Além do professor homenageado, farão parte da mesa diretiva do evento o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, o diretor e o vice-diretor da Faculdade de Medicina, bem como os coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Medalha de Honra ao Mérito Odontológico

O professor Doutor também foi indicado, em 2020, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para ser condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional (CFO-SEC-46/2020), honraria que prestigia cirurgiões-dentistas e autoridades que contribuíram de forma significativa no último ano para a valorização da Odontologia no Brasil.

Foi indicado na Categoria A por sua contribuição profissional nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou ensino. Segundo a legislação vigente (Resolução-CFO-196/1995), a honraria contempla três categorias: A – contribuição profissional nos campos da ciência (ensino ou pesquisa); B – contribuição honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços; e, C – contribuição benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade. Recentemente, o nome de Dr. Carlos Estrela foi destaque entre 600 cientistas brasileiros citados em classificação mundial de pesquisadores de impacto por produção de carreira.

Currículo
Carlos Estrela graduou-se em Odontologia em 1983. Tornou-se Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil em 1997; concluiu o curso de Doutorado na Universidade de São Paulo, SP, Brasil em 1994; realizou o curso de Mestrado em 1990 na FO/UFPel-RS; e o curso de Especialização em Endodontia em 1986/1987.

Em 1993, ingressou na FO/UFG, onde é professor Titular de Endodontia desde 1995. É autor de 12 livros didáticos em Odontologia. O livro de metodologia científica está na terceira edição (publicado em 2018). Participou de 338 investigações científicas, escreveu 167 capítulos de livros em Odontologia e ministrou mais de 402 cursos de endodontia no Brasil e em vários países da América Latina.

Faz parte do Programa de Pós-graduação em Odontologia nas Universidades Federais de Goiás (orientador de mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) na Faculdade de Medicina da UFG.

Em 22.02.2021