AP. Graduação Odontologia

A Comissão de Ensino e Especialidade do CROGO realizou, na manhã do último sábado, 7 de maio, no auditório do Conselho, em Goiânia, Audiência Pública para discutir as diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação em Odontologia. Participaram da discussão representantes de 16 instituições de ensino, entre coordenadores de cursos e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

AP. Graduação Odontologia 4

Primeiramente, foi servido aos participantes um café da manhã, oferecido pela CIRO Radiologia. Em seguida, um dos sócios da empresa e também presidente da Câmara Técnica de Radiologia Odontológica e Imaginologia do CROGO, Dr. Juliano Martins Bueno, falou sobre o 13º Congresso da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (CONABRO), que será realizado de 26 a 28 de outubro de 2002, no Centro de Convenções de Goiânia.

AP. Graduação Odontologia 39

Após a fala do Dr. Juliano, o coordenador da Unidade de Inscrição e Registro do CROGO, Roosevelt Martins Rezende, explicou como deve ser feita a regularização das instituições de ensino junto ao Conselho. Explanou sobre como é feita a inscrição dessas instituições, assim como das clínicas odontológicas. Outro ponto discorrido foi quanto ao registro do responsável técnico (RT) junto ao CROGO.

AP. Graduação Odontologia 44

Em seguida, a presidente da Comissão de Ensino e Especialidade, professora Dra. Nádia do Lago Costa, deu início aos trabalhos específicos da audiência pública. Depois, a professora Dra. Karolina Kellen Matias, coordenadora do curso de Odontologia da PUC-Goiás, fez uma breve explanação sobre as Diretrizes Nacionais Curriculares.

AP. Graduação Odontologia 17

Logo após, foram abertas as inscrições para a fala dos participantes. Nesse momento, houve uma rica troca de experiência, que resultou nas seguintes deliberações:

• realização de eventos formativos com o intuito de esclarecer os pontos de dúvidas levantados pelos participantes;

• sensibilização de parlamentares para que, por meio de leis, implementem as Diretrizes Nacionais Curriculares com o objetivo de proporcionar maior acesso da população ao atendimento odontológico oferecido pelas clínicas-escolas das instituições de ensino.

AP. Graduação Odontologia 20

Em 10.05.2022