Nomeada Comissão de Odontologia Canabinóide do CROGO - 600 x 450



Com o objetivo de reforçar os estudos, a formação de profissionais e a divulgação de informações sobre o estudo dos medicamentos fitoterápicos à base de Cannabis Sativa (popularmente conhecida como maconha), foi nomeada a primeira Comissão de Odontologia Canabinóide do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), para o Biênio 2022/2023, através da Portaria CRO-GO Nº 009/2023.

A Comissão de Odontologia Canabinóide é presidida pela cirurgiã-dentista Drª Raquel B. Pires-Lohr (CROGO – CD – 12.745), prescritora de Cannabis Medicinal desde 2020, atuando na Odontologia Hospitalar e Oncologia, mestranda pela Universidade Federal de Goiás, com ênfase nos estudos de Canabinóides. Como secretário, a Comissão terá a contribuição do Dr. Laércio Alves de Amorim Júnior (CROGO – CD - 19.385), e dos demais membros: Dra. Andréia Diniz Dias (CROGO – CD – 7486) e Dr. Gustavo Paiva Custódio (CROGO – CD - 19.640).

Na Odontologia, assim como em outras áreas da saúde, as alternativas de tratamentos como fitocanabinóides têm revelado efeitos promissores, porém, sua aplicação é feita de maneira cautelosa pois demanda mais estudos.

De acordo com a Drª Pires-Lohr, os profissionais que integram a Comissão têm familiaridade com os estudos sobre o uso dos fitocanabinóides. “Reuni alguns profissionais especialistas em diferentes áreas que já têm estudado o assunto há algum tempo e que podem contribuir de alguma forma. A Comissão pretende assessorar e representar o CROGO junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também à categoria Odontológica do Estado de Goiás”, afirmou.

Além disso, a criação da Comissão é fundamental para que não haja uso indiscriminado e sem preparo dos canabinóides. “O objetivo é orientar profissionais, tanto das utilidades dos Canabinoides quanto dos estudos científicos, e criar uma regulação sobre quem pode e quem deve ministrar os cursos de formação para os interessados no tema,” acrescentou.

Indicações na Odontologia
Atualmente, há diversos estudos que indica o uso dos Canabinoides, segundo a a Drª Pires-Lohr. Estes estudos evidenciam o sistema endocanabinóide (SEC) como um aliado da regulação e equilíbrio de uma série de processos fisiológicos do corpo humano. Uma das funções do SEC é garantir que, de forma natural, o organismo se beneficie das propriedades terapêuticas da Cannabis para combater uma série de doenças.

“Pacientes têm obtido resultados interessantes com dor crônica. A utilização deve ser, preferencialmente, quando já foram utilizados outros tratamentos sem sucesso”, diz.

Sendo assim, conforme a Drª Pires-Lohr, os Canabinóides podem auxiliar na qualidade de vida e no bem estar da população, contribuindo para o restabelecimento de saúde oral, através de terapias em pacientes portadores de lesões bucais, bruxismo, câncer de cabeça e pescoço, pacientes com doenças periodontais, distúrbio temporomandibular, entre outros.


Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 28.02.2023