Nota de Repúdio - Não ao EAD - 600 x 450

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) repudia, com veemência, a decisão do Governo Federal de levar adiante a proposta de criação de cursos de Odontologia na modalidade Ensino a Distância (EAD). No último dia 9 de março, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 398, a qual prevê a instituição de Grupo de Trabalho (GT) para estudos que subsidiem a oferta de cursos de Graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade Educação a Distância (EAD).

No entendimento do CROGO, a Portaria demonstra claramente a intenção do MEC de caminhar em desacordo com os princípios defendidos pelas entidades representativas da Odontologia, que, em várias oportunidades, já expuseram publicamente a contrariedade aos cursos de EAD.

O CROGO entende ainda que a Odontologia é notadamente uma ciência que exige o contato direto entre cirurgião-dentista e paciente, sendo a experiência clínica fundamental para a formação dos alunos de graduação. É a prática que dará ao futuro profissional a real capacidade de realizar diagnósticos e tratamentos, inclusive, de lidar corretamente com eventuais intercorrências que possam surgir durante os procedimentos.

O CROGO considera que a decisão do MEC desrespeita e desvaloriza a Odontologia, além de colocar em risco a saúde e a vida da população. O CROGO não ficará de braços cruzados diante desse abuso.

Em 13.03.2023