A importância da Odontologia do Sono - 600 x 450


Durante a Semana do Sono, que vai de 19 a 24 de março, o CROGO reforça a importância da Odontologia do Sono frente aos distúrbios do sono, que acometem 66% dos brasileiros, conforme estudo publicado na Revista Sleep Epidemiology, em junho de 2022. Entre os principais distúrbios do sono, estão a insônia e os disturbios respiratórios do sono (DRS) com ronco e apneia obstrutiva do sono.

O cirurgião-dentista habilitado em Sono faz parte de uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, os quais trabalham, cada um dentro da sua área de atuação, com a finalidade de melhorar o sono e a qualidade de vida dos pacientes.

A pedido do CROGO, a Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho preparou um artigo sobre o assunto, escrito pelo Dr. Ivan Tadeu Pinheiro da Silva, ortodontista, profissional certificado pela Associação Brasileira do Sono e diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.

Vale muito a pena conferir!!


ARTIGO:

Estudo publicado na Revista Sleep Epidemiology, em junho de 2022, mostra que 66% dos brasileiros dormem mal. Entre esses, os mais afetados são as mulheres, que podem ter um sono até 10% pior do que o dos homens. 

Este “dormir mal” é resultado de vários distúrbios do sono, sendo os principais a insônia e os disturbios respiratórios do sono (DRS) com ronco e apneia obstrutiva do sono. 

Os DRS causam muitos prejuízos para a saúde da pessoa, que vão desde problemas cardiovasculares a distúrbios de humor (irritabilidade, ansiedade e depressão).

A sonolência excessiva diurna ou somente redução dos reflexos aumenta os índices de acidentes automobilísticos e de trabalho.

A hipertensão arterial e arritmia cardíaca aumentam o risco de AVC e infarto. Estes são os mais comentados, mas dormir mal pode ser a causa da obesidade, da diminuição da libido, da redução da capacidade intelectual, dificuldade de concentração e de memória, além de acelerar o processo de envelhecimento.

As crianças com DRS normalmente não apresentam sonolência diurna, mas hiperatividade, que, muitas vezes, é confundido com TDH. A perda de peso, o baixo crescimento ponderal e o prejuízo cognitivo com baixo rendimento escolar também podem afetar as crianças com DRS.

Importante lembrar que a apneia obstrutiva do sono é uma doença progressiva, que aumenta com a idade. Para se chegar numa idade mais avançada com qualidade de vida, é preciso cuidar da alimentação e da atividade física.

O cirurgião-dentista habilitado em Sono faz parte de uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, os quais trabalham, cada um dentro da sua área de atuação, com a finalidade de melhorar o sono e a qualidade de vida dos pacientes.

O cirurgião-dentista habilitado em Sono pode tratar com aparelho intraoral, fazendo um avanço da mandíbula às custas da mobilidade das articulações, aumentando a passagem de ar na via aéreas, reduzindo o ronco, apneia e melhorando o sono dos pacientes. O cirurgião-dentista também está preparado para lidar com os desconfortos que possam surgir durante o tratamento, bem como tratar possíveis disfunções temporomandibulares.

O ortodontista pode realizar planejamento e preparo ortodôntico combinado com o cirurgião bucomaxilofacial para reposicionamento cirúrgico dos ossos da face em casos indicados, com o objetivo de ampliar a passagem de ar e harmonizar a face.

Nas crianças, a melhor forma de tratamento ainda é a prevenção. É importante que se detectem as anormalidades estruturais nas crianças em fase de desenvolvimento, quando seria possível intervir ortodôntica e ortopedicamente, visando o controle do crescimento da face, do desenvolvimento das arcadas e da posição da mandíbula. Isto é, tratar mordida cruzada, aberta, respiração bucal.

Já a avaliação do médico é importante tanto para o diagnóstico como no tratamento das comorbidades associadas aos DRS, que frequentemente estão presentes e, por essa e outras razões, os tratamentos dos DRS devem ser realizados por equipe multiprofissional habilitada em sono.


Dr. Ivan Tadeu Pinheiro da Silva – Ortodontista
Certificado pela Associação Brasileira do Sono
Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial





Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 16.03.2023