Vacinação H1N1 no interior do estado - 600 x 450

A definição de quem vai ser vacinado prioritariamente numa campanha no Brasil é uma decisão respaldada em bases técnicas, científicas, conhecimentos sobre a transmissão da doença em cada região e faixa etária, assim como os riscos que essa população pode correr caso não seja imunizada. A análise leva em conta todos os estados e o Distrito Federal, regiões onde grupos podem ser mais afetados, frequência e proporção de casos, mortalidade, gravidade dos casos, entre outros aspectos.

Para tanto, o Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 23 de março de 2020, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde, assim entendidos como: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e sua equipe técnica, funcionários de outros serviços administrativos ou gerais das Unidades de Saúde Pública e Privadas.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, fiquem atentos aos sites de seus municípios, pois neles poderão contar com o local da vacinação, além do protocolo a ser mantido no momento de espera nas filas.

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás está atento ao cumprimento dos ditames advindos do Ministério da Saúde. Proteger nossa categoria é o nosso lema!

Os profissionais que irão se imunizar devem levar a Carteira Profissional para efeitos de confirmação de cada unidade de saúde.

Atenção, profissional de Odontologia!
Entre no site do seu município e veja os locais de vacinação disponíveis:

Anápolis: www.anapolis.go.gov.br

Rio Verde: www.rioverde.go.gov.br