Links para site CROGO 2 - 600 x 450


De acordo com o Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, que trata da situação de emergência na saúde pública do estado de Goiás, as atividades odontológicas voltaram a ser liberadas no estado de Goiás.

A partir do referido Decreto, FICA PERMITIDO O FUNCIONAMENTO DOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS DE ODONTOLOGIA, desde que seguidas criteriosamente as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais vigentes.

Com o objetivo de facilitar para os profissionais, o CROGO disponibiliza abaixo todos os links de consulta em relação aos procedimentos que devem ser observados no retorno das atividades odontológicas.

Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, - cumprimento dos Protocolos Geral (página 50) e nº 12 (página 59).

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 - orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2).

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 06/2020 - orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) em procedimentos cirúrgicos (complementar à nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020).

Nota Técnica Nº: 7/2020 - GAB- 03076, da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES - GO) – recomendações frente à pandemia no novo coronavírus (sars-cov-2).

Recomendações AMIB/CFO para atendimento odontológico COVID- 19: Comitê de Odontologia AMIB/CFO de enfrentamento ao COVID-19 Departamento de Odontologia AMIB , da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde (MS).

Recomendações AMIB/CFO para atendimento odontológico COVID- 19: Comitê de Odontologia AMIB/CFO de enfrentamento ao COVID-19 Departamento de Odontologia AMIB – 1° Atualização 25/03/2020 - informe tem como principais objetivos fazer recomendações que possam auxiliar os cirurgiões-dentistas e agentes públicos que atendem pacientes com suspeita de COVID-19 a tomarem decisões clínicas e os agentes públicos a tomarem decisões que possam minimizar a propagação desta pandemia histórica.

Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais, do Ministério da Saúde – auxilia nos serviços de saúde e aos trabalhadores que neles atuam na implementação de ações e estratégias de minimização da exposição a patógenos respiratórios, em especial ao novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos, do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e do International Team for Implantology (ITI) - para garantir maior segurança nos tratamentos odontológicos em tempos de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). O material tem como base principal quatro agentes essenciais: cuidados a serem adotados no ambiente clínico, pelo cirurgião-dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.

Perguntas e Respostas - Levantamento de questionamentos recorrentes recebidos pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde GGTES/ANVISA sobre a emergência de saúde pública internacional – COVID 19 - relacionada ao SARS-CoV-2.

Para FACILITAR O ENTENDIMENTO DESTES ATOS, o CROGO divulgará em breve um manual ESCLARECEDOR para o fluxo de trabalho dos serviços odontológicos, visando a segurança de todos os profissionais inscritos e todos os pacientes em atendimento.


Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 22.04.2020
Atualizada em 
30.04.2020