Manual MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA A ODONTOLOGIA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 - 600 x 450

O Manual em questão consiste na unificação dos protocolos a serem aplicados em todos os estabelecimentos de prestação de serviços odontológicos, incluindo laboratórios de prótese e clínicas de radiologia odontológica do estado de Goiás, para redução do risco e prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

O manual foi elaborado por um corpo técnico de professores da área de biossegurança e de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde do estado de Goiás, com o apoio do CROGO, da ABO - Goiás e SOEGO

No dia 3 de junho de 2020, o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), a Associação Brasileira de Odontologia – Seção Goiás (ABO-GO) e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (SOEGO) discutiram e concordaram em fazer as últimas alterações no material, para adaptação do mesmo às Notas Técnicas emitidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A divulgação aos profissionais da Odontologia será feita em breve, assim que houver a finalização do material gráfico. Será realizada ainda a apresentação final do documento à procuradora do MPT, Dra. Janilda Guimarães de Lima, que também tem apoiado essa ação, visando garantir a segurança e saúde dos profissionais, trabalhadores e pacientes nos consultórios.

Outras recomendações do MPT que escapam ao objeto do manual, elaborado por esse grupo de trabalho, serão tratadas, conjuntamente, pelas entidades representativas da Odontologia e outros órgãos competentes de saúde e vigilância sanitária, em um Plano de Contingência. Este será elaborado pelo Comitê de Enfrentamento da Crise, o qual deverá ser nomeado e fomentado em plano de ação futuro.

Em 03.06.2020