Reunião Virtual com Ipasgo 2 - 600 x 450


O secretário do CROGO, Dr. Júlio Cesar Gomes Bezerra, juntamente com demais representantes da Odontologia no Estado de Goiás, Dr. Alessandro Moreira Freire, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Seção Goiás), e Dra. Shirley Ferreira Silva, tesoureira do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (SOEGO), por intermédio do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), se reuniram nesta quarta-feira, dia 29 de julho, às 8h30, em audiência virtual, com o novo presidente do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (IPASGO), Hélio José Lopes, a fim de, mais uma vez, buscarem resolutiva para as pendências e problemáticas atuais enfrentadas pelos prestadores de serviço de Odontologia, credenciados ao instituto.

Foram explanadas ao presidente do IPASGO as seguintes questões: a necessidade de flexibilização do teto relativo aos atendimentos odontológicos (aumento de cotas); a possibilidade de adicional ou reajustes de valores para auxiliar no aumento dos custos com equipamentos de proteção individual (EPI’s), gerados durante a pandemia; o alto custo dos procedimentos de próteses, os quais não são supridos pelos valores da tabela; a necessidade de reajuste das tabelas de honorários dos prestadores, as quais não sofrem atualização há tempos; a necessidade de estudo para embasamento da precificação dos procedimentos da tabela de repasse aos prestadores; e, por fim, a Portaria_Normativa_nº_4-2020_-_DAS.pdf,  que entrará em vigor em agosto deste ano, próximo mês. Os representantes da Odontologia solicitaram a sua revisão e a discussão com a categoria, antes da sua efetivação, já que trata de bloqueios dos atendimentos, sem a flexibilização do teto.

Hélio José Lopes informou que, no atual momento, o instituto tem o objetivo de, através da referida Portaria, promover uma melhor distribuição das cotas entre os prestadores, de modo a garantir que o atendimento chegue a todos os usuários. Porém, se propôs a reanalisar o assunto e se colocou aberto novamente à discussão. O presidente enfatizou ainda que, no momento e conforme acordos a serem realizados em breve com os prestadores, o IPASGO está comprometido com a quitação gradativa dos R$ 6 milhões que constam como débitos com a Odontologia, relativos às guias extra-teto.

Por fim, o presidente do IPASGO esclareceu que o instituto não teria condições de realizar o estudo necessário para analisar o aumento que foi gerado para os prestadores da Odontologia em razão da elevação dos custos dos EPI’s. Ele sugeriu à categoria, caso esta tenha condições, que apresente estudo para análises posteriores internas do IPASGO.

O secretário do CROGO, Dr. Júlio César Gomes Bezerra encerrou a reunião virtual, reforçando a relação entre a Odontologia e o IPASGO, a qual envolve três pilares: OPERADORA – PACIENTE – PRESTADOR. “Os três devem estar em perfeito equilíbrio a fim de que nenhum seja prejudicado e para que o mais importante seja garantido: a qualidade da saúde do paciente”, concluiu.

 

Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
Em 29.07.2020