Medalha para Dr. Carlos Estrela - 600 x 450

O professor Doutor Carlos Estrela, professor titular de Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), foi indicado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para ser condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional (CFO-SEC-46/2020), honraria que prestigia cirurgiões-dentistas e autoridades que contribuíram de forma significativa no último ano para a valorização da Odontologia no Brasil.

O Dr. Carlos Estrela foi indicado na Categoria A por sua contribuição profissional nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou ensino. Segundo a legislação vigente (Resolução-CFO-196/1995), a honraria contempla três categorias: A – contribuição profissional nos campos da ciência (ensino ou pesquisa); B – contribuição honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços; e, C – contribuição benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade. Recentemente, o nome de Dr. Carlos Estrela foi destaque entre 600 cientistas brasileiros citados em classificação mundial de pesquisadores de impacto por produção de carreira.

Para o Dr. Carlos Estrela, a premiação da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional vem laurear um planejamento de trabalho árduo na Odontologia. “A opção que tive de fazer durante a vida acadêmica de graduação e de pós-graduação frente à Endodontia, à docência e à pesquisa foi muito sensata. Decorridos mais de três décadas e meia de trabalho, a reflexão mostra uma visão da jornada enfrentada com muita vontade de aprender e contribuir com a profissão no âmbito clínico, docente e investigativo”, afirma.

“Quando recebi esta premiação, fiquei muito feliz. Em todos os momentos de desafios, nunca tive vontade de parar. E disse a todos aqueles que andaram conosco ou que cruzaram nossos caminhos que seguissem em frente sempre, por maiores que fossem os obstáculos diários. Este reconhecimento reafirma o que orientei meus alunos, vamos em frente e trabalhem pelo melhor, para serem os melhores e ajudem sempre uns aos outros. O trabalho sempre compensa, principalmente para uma melhor qualidade de vida humana. Eu agradeço o CFO este estímulo e reconhecimento de vida. Muito obrigado a todos que participaram desta conquista”, conclui.

Os nomes premiados foram criteriosamente selecionados em processo de análise curricular, avaliação de documentação e pontuação, iniciado em 2019, por meio de Comissão permanente da Autarquia.

O processo de análise desta edição da honraria foi realizado pela Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional do CFO, conduzido pelo coordenador Samir Najjar e pelos membros João Batista Figueiredo, Nasser Hussein Fares e Zilda Fagundes Lima Oliveira, com coordenação geral de Ermensson Jorge, coordenador-geral das Comissões e vice-presidente do CFO e Tessa Botelho, subcoordenadora das Comissões do CFO.

A solenidade de entrega, prevista para acontecer neste ano, tem a possibilidade de ser realizada em abril de 2021, em virtude do cenário pandêmico, (mês comemorativo de criação dos Conselhos de Odontologia).

Currículo
Carlos Estrela graduou-se em Odontologia em 1983. Tornou-se Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil em 1997; concluiu o curso de Doutorado na Universidade de São Paulo, SP, Brasil em 1994; realizou o curso de Mestrado em 1990 na FO/UFPel-RS; e o curso de Especialização em Endodontia em 1986/1987.

Em 1993, ingressou na FO/UFG, onde é professor Titular de Endodontia desde 1995. É autor de 12 livros didáticos em Odontologia. O livro de metodologia científica está na terceira edição (publicado em 2018). Participou de 338 investigações científicas, escreveu 167 capítulos de livros em Odontologia e ministrou mais de 402 cursos de endodontia no Brasil e em vários países da América Latina.

Faz parte do Programa de Pós-graduação em Odontologia nas Universidades Federais de Goiás (orientador de mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) na Faculdade de Medicina da UFG.

(Com informações da ASCOM CFO)
Em 16.11.2020