Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata - 600 x 450



Neste 17 de novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata –, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a campanha mundial de conscientização em defesa da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. O dia “D” da campanha fortalece o mês de mobilização e compartilhamento de informações sobre o câncer de próstata, Novembro Azul, proporcionando inclusive maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

O mês Novembro Azul é uma oportunidade de conversar com os homens a respeito da importância dos cuidados com a saúde, já que a doença em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos sintomas benignos da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Estimativas apontam um risco de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens por ano, além de existir aproximadamente três milhões de câncer de próstata diagnosticados no país.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil casos são estimados nos próximos dois anos.

Fatores de risco:
É importante que homens com predisposição genética ou risco genético ao câncer de próstata antes dos 60 anos reflitam sobre os hábitos alimentares ou estilo de vida adotados, como forma de prevenção da doença. Excesso de gordura corporal também pode aumentar o risco do câncer de próstata.



(Fonte: ASCOM CFO)
Em 17.11.2020