Cirurgiões-dentistas receberam, na noite desta terça-feira, 4, certificados de honra ao mérito, por parte da Assembleia Legislativa

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), a Assembleia Legislativa entregou certificados de Honra ao Mérito em reconhecimento à relevante atuação de 31 cirurgiões-dentistas indicados pelo Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO). A entrega foi feita durante sessão especial realizada na noite desta terça-feira, 4, no Plenário Getulino Artiaga.

Ao abrir os trabalhos, o parlamentar celebrou com os homenageados, a aprovação, na tarde desta terça-feira, da matéria que diz respeito ao Orçamento Impositivo. Virmondes explicou que, de acordo com o percentual da Receita Corrente Líquida do Estado que será pago aos deputados estaduais por meio das emendas impositivas, 100% destes recursos deverá ser destinado integralmente à área da saúde nos anos de 2019 e 2020. Já nos anos de 2021 e 2022, a porcentagem destinada à saúde deverá ser, obrigatoriamente, de 50%.

Virmondes se colocou à disposição da categoria para ser um interlocutor com o Poder Executivo estadual. “Queremos ser um canal aberto. Fazer um lobby do bem”, afirmou.

O deputado também disse que a sua atuação em prol da categoria será ampla e pediu para que os profissionais levem até ele sugestões de pautas que dizem respeito à legislação, à fiscalização, iniciativas que tratem de prevenção, parceria entre os setores público e privado, etc. “Nos procurem para compartilhar boas experiências”, finalizou.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás (CROGO), Dr. Renerson Gomes dos Santos, subiu à tribuna para agradecer ao propositor da iniciativa pela entrega de certificados de Honra ao Mérito em reconhecimento profissional aos cirurgiões-dentistas homenageados. O presidente se orgulhou em afirmar que Goiás é referência nacional no exercício da Odontologia.

Mesa da solenidade

Junto ao deputado Virmondes Cruvinel, fizeram parte da mesa da solenidade o diretor-presidente da Indústria Química do Estado de Goiás, Antônio Faleiros Filho, representante do governador José Eliton (PSDB); presidente do CROGO), Renerson Gomes dos Santos; diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Enilza Maria Mendonça.

A mesa dos trabalhos também foi composta pela presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (seção Goiás), Luciana Gonzaga; presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CROGO, Camila de Freitas; presidente de Câmara Técnica de Bucomaxilofacial do CROGO, Euclides Barboza; presidente da Comissão ORO-facial do CROGO, Kenedy Vinícius Batista; presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROGO, Suzana Cardoso.

Fizeram parte, ainda, o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Araújo; ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Virmondes Borges Cruvinel; representante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Helen de Melo Gervásio; presidente da Associação Brasileira de Odontologia e coordenador do curso de Odontologia da Unifaz, Alessandro Moreira; e conselheiro efetivo do CROGO e presidente da Comissão de Ética, André Luiz Boaventura Borges.

Celebração da data 

O Dia Nacional do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro. A data é dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância de manter uma boa higiene bucal.

Essa data celebra o dia em que foi criada a primeira Faculdade de Odontologia nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. Em 1984, por meio do decreto nº 9.311, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) tornou a data oficial para a comemoração do Dia Nacional do Dentista.

Assim, a escolha desta data para celebrar o Dia do Dentista é uma homenagem à criação do curso de Odontologia no Brasil.


(Fonte: com informações da Ascom Alego - Fotos: Carlos Costa e Lucielle Bernardes)

Lista dos cirurgiões-dentistas homenageados:

 1.    Alan Fernando Panarello (CROGO – 6.157)

2. Camila de Freitas Martins Soares Silveira (CROGO – 5.665) – presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CROGO

3.    Carlos Estrela (CROGO – 3.478)

4.    Cerise De Castro Campos (CROGO – 1.816)

5.    Cide José Rodrigues (CROGO – 435)  – um dos fundadores da EAP-GO

6.    Cléria Lúcia de Abreu Siqueira ( CROGO – 2.356)

7.    Cristiano Fabrícius Barbosa (CROGO – 10.954) - representante municipal CROGO em Caldas Novas

8.    Édio de Gregório (CROGO -  236)

9.    Elismauro Francisco De Mendonca (CROGO -2.466)

10.Enilza Maria Mendonça De Paiva (CROGO – 2.737)  – diretora da Faculdade De Odontologia da UFG

11.Ênio Pereira de Souza (CROGO -  4.284)

12.Euclides Barboza De Oliveira (CROGO – 1.270) – presidente da Câmara Técnica de Buco-Maxilo-Facial do CROGO

13.Fábio Araújo Gonçalves Prudente (CROGO – 5.315) - presidente da Uniodonto Goiânia

14.Helen De Melo Gervásio  (CROGO – 3.333)

15.Henrique Taniguchi Rabelo (CROGO -  8.865)

16.Hugo Montalvão Dias de Melo (CROGO – 2.669) – coordenador da Spais/SES

17.Isadora Morais Parreira Rodrigues (CROGO -  10.366)

18.Kenedy Vinícius Batista Sousa Kunh (CROGO – 5.422)  – presidente da Comissão de Harmonização Oro-Facial do CROGO

19.Luciana Gonzaga Lopes (CROGO – 4.909) – presidente da Abor-Goiás

20.Marcos Augusto Lenza (CROGO – 1.504) – fundador do Instituto Lenza

21.Maurício César Rodrigues Ribeiro (CROGO -  6.869) - representante municipal do CROGO em Iporá

22.Mauro Machado do Prado (CROGO – 3.202)

23.Pedro Roberto Susin (CROGO – 5866)

24.Renerson Gomes dos Santos (CROGO  - 11.337)  – presidente do CROGO

25.Rildo Borges Campos (CROGO – 4.014)

26.Romildo Nunes Borges (CROGO – 1.292)

27.Rosenvaldo Moreira Júnior (CROGO 9.330 – fundador do Instituto Rosenvaldo Moreira

28.Suzana Cardoso Moreira (CROGO – 1.692 – presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROGO

29.Tessa de Lucena Botelho (CROGO – 5.604)

30.Weber Adorno Silva (CROGO – 3.297) – delegado regional do CROGO em Anápolis

31.Zilmar Oliveira Borges (CROGO – 2.115)

1.